quinta-feira, 9 de abril de 2009

1ºSeminário sobre Produção Cultural Independente (TAREFA 2)
















O Coletivo de Produção Cultural realizou o 1ºSeminário Cultural de Produção Independente,no dia 11 de março, às 15hs, na Universidade Católica de Pelotas no Campus II. O Seminário teve como objetivo debater a produção cultural e as leis de incentivo à cultura em âmbito municipal, estadual e nacional. A proposta do evento é solidificar um debate permanente sobre os investimentos em cultura e incentivar a participação de artistas e produtores na articulação de projetos.

No painel onde se falou sobre produção cultural independente, foram convidadas a expor suas experiências a RádioCom, o coletivo de cinema Moviola e a Banda Pública. Todos falaram sobre o ineditismo e protagonismo que seus projetos têm em comum. O público presente contou com a participação de artistas, produtores e alunos da Universidade Católica. A grande dúvida entre os participantes se manteve: Como sustentar um projeto alternativo de contra-cultura nos dias de hoje? A resposta foi consensual: “Com muita organização”.

Em outro momento do Seminário, foi debatido a lei de incentivo à cultura, já que entre os produtores e artistas há sempre muitas dúvidas sobre a formatação exigida nos editais de inscrição. Também foi discutida a necessidade de maior transparência nos processos de seleção dos projetos, pois em nossa cidade, existe uma casta de grandes produtores culturais que arrecada todos os recursos. Por outro, projetos mais alternativos, raramente são selecionados ou contemplados no erário público.

Com esse evento o Coletivo de Produção Cultural fortalece o debate sobre a necessidade de uma politica permanente de cultura, na esfera municipal,incluindo também na pauta do poder legislativo,a criação de um fundo municipal de cultura,ou seja,uma lei de incentivo a Cultural Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário